Dicas Basicas Edição/Construção- Parte 3


Olá novamente, caros leitores!

Nesse tutorial, vou explicar um pouco sobre as funções de modelagem e edição de um prim, a partir da aba "OBJETO".

Vejamos na imagem abaixo como referencia:



Vejamos então, a começar pelas seguintes opções:
- Forma Básica:
Em Forma Basica você pode escolher qual a forma geometrica seu prim vai aderir a principio.
Dentre elas temos, Caixa, Cilindro, Prisma, Esfera, Toróide, Tubo, Anel e Esculpida.

A Forma Básica Geometrica do prim, é o que vai definir o objeto que você pretende criar, portanto basta escolher uma opção e usar sua imaginação!

- EDITANDO UM PRIM:
A edição do Prim é feito através da caixa de edição na aba Objeto, onde diz Tamanho (Metros).
Nesta janela, você pode alterar o tamanho e as dimensões do seu prim, através de 3 eixos, X, Y e Z, as medidas são dadas em metros. O maximo permitido de tamanho natural de um prim, é 10.0 (ou seja, 10 metros).

Recorte Inicio e Final:
Essa opção faz o prim ter um recorte geometrico a sua volta, o recorte gira em torno de até 360°.

Vazio:
O Vazio faz um furo/buraco no centro do prim, você pode alterar o formato do furo para:
- Circulo
- Quadrado
- Triangulo

Basta usar a opção "Forma Vazia", e escolher o tipo do furo.

Afinar:
A opção Afinar, faz uma afinação em determinado angulo do prim, tal como mostra na figura abaixo.




Nesta imagem acima, percebam que, foi usado 3 tipos de edição no prim, o Recorte Inicio e Final, foi ajustado para 0.150 em I (cor Azul) e um Vazio de 50.0 (cor Amarelo) , e foi afinado em 0.60 em X (cor Vermelha).

Isso tudo é dicas basicas para quem tem interesse em aprender e tem boa criatividade, pois é a partir disso que os objetos no second life são criados!


UNIÃO DE PRIMS:

Como fazer para unir prims?

Existe a ferramenta na edição que permite unir mais de 1 prim em 1 unico objeto.
É possivel unir até 256 prims em 1.

Aprenda a unir prims:


  1. Selecione todos os itens que você deseja unir, use o botão SHIFT para seleciona-los, ou se for um amontoado de prims proximos, abra seleção em torno de todos, puxando o mouse segurando o esquerdo, você verá que os prims selecionados vão ficar marcados com uma luz. (Show HighLight)
  2. Use o SHIFT para controlar os prims selecionados, caso deseja remover algum dos prims selecionados do grupo da seleção, basta segurar o SHIFT e clicar sobre o prim, o mesmo irá sair da edição conjunta.
  3. Use também o SHIFT para controlar o Root Prim, ou PRIM RAIZ, que é a partir deste que todo o objeto irá contornar, então o ultimo objeto selecionado será o prim raiz, marcado pela luz de cor AMARELA, todos os prims restantes serão marcados pela cor AZUL.
  4. Agora, basta usar a tecla de atalho, CTRL+L para unir os prims, ou CTRL+SHIFT+L para desunir os prims, Link/Unlink. (estes botões também estão disponiveis na janela de edição.)
- Observe na figura acima, como você deve proceder para identificar quantos prims o objeto tem unido. No caso acima, são:

-Objetos Selecionados: 1
-Primitivas: 2

O que quer dizer, o conjunto de prims unidos forma o objeto, e as primitivas correspondentes aquela uniao de prims são de 2 prims.

É importante lembra que, quando o objeto esta unido, não é possivel fazer uma edição comum, caso você altere as dimensões do objetos, o conjunto por inteiro será alterado de acordo com a proporção de 1:1.

Para editar uma parte especifica da união de prims, veja abaixo.

SELECIONAR PARTES UNIDAS:

Esta opção serve para você na hora de editar um objeto que esta unido com varios prims, para que você possa escolher um ou mais prims ali especificamente, para poder edita-lo ou remove-lo da união.



Veja na imagem acima, contém 1 objeto com 4 primitivas unidas.
Ao clicar na opção marcada, "Editar Partes Unidas", você escolhe o prim a ser editado. O prim ficará marcado pelo contorno AZUL, e os demais prims ficarão desmarcados.
A partir dai, apenas este prim será alterado, pois observe que as opções de edição estão liberadas agora, caso queria edita-lo pode o fazer, que os demais prims não sofrerão dano algum, e caso queria remover este prim da união, use o atalho CTRL+SHIFT+L.

NOTA: Não é possivel apagar o item enquanto estiver marcado a opção "Editar partes Unidas", você deve ao deslinkar o item, remover a opção de editar partes unidas, assim poderá excluir o item desejado.


COPIAR OBJETO:

Esta dica é muito simples, e por vezes muito pratica e util.
Quando você cria um Prim e deseja obter uma copia exata do mesmo, existem algumas formas para o fazer.
  • Editar> Mais..> Pegar Copia
  • Em seguida joga-lo no chão novamente.
Porém, uma maneira mais prática é usada, basta segurar o botão SHIFT e clicar no prim a ser copiado e arrastar para o lado desejado. Assim uma copia do objeto será criada na mesma linha e direção do prim original.


Bom, acredito que este tutorial já explicou um pouco de funções basicas mais uteis na edição de objetos no SL, espero ter ajudado com mais este tutorial.

Aguardem pelo proximo tutorial, muitas novidades para você estão por vir!

Obrigado
MauMau Dinzel
Blogger Template by Clairvo