Dicas Basicas Edição/Construção- Parte 1



Olá caros seguidores!

Neste tutorial, vou explicar algumas pequenas dicas que são valiosas para quem tem interesse me edição e construção no Second Life.
Eu poderia estar explicando todas as funções possiveis para quem não sabe nada ou pouca coisa sobre edição e construção, mais vou simplificar em apenas as mais importantes, o resto creio que seja tão facil e obvio que não ha necessidade de eu estar explicando, basta você mesmo mexer e descobrir por si proprio. :)

1° O que é um Prim? (ou primitiva)
- Prim é o objeto usado para a construção de itens no Seconf Life, é aparentemente um bloco de madeira, em sua forma default, a partir disso você pode altera-lo em forma e dimensão, e usar sua criatividade.

2° Como eu faço um Prim?
- O Prim é um objeto gratuito para qualquer residente no SL, é simples de fazer, basta usar a tecla de atalho "B" ou clique com o botão direito e escolha "Criar".


*Explicando algumas funções do Prim:
O prim, contém diversas opções para ser desenvolvida e modelada, são diversos formatos geometricos e funções realmente uteis para quase tudo que você possa imaginar, em relação ao Mundo Real com Mundo Virtual.

1° Funções Gerais, Aba Comum:


A primeira vista, quando um prim é criado, você se depara com a seguinte imagem acima, onde você poderá ver o seguintes itens:
- Posição: neste modo, você irá editar/mover o prim a partir de sua posição atual. Basta arrastar o prim a partir das setas, Azul para o eixo Z, Verde para o eixo Y e Vermelho para o eixo X, de acordo com a imagem acima.



- Rotacionar: neste modo, você terá opção de rotacionar o angulo do prim, porém você pode usar um ATALHO, simplesmente use o botão CTRL pressionado, você irá notar que as setas na qual estão na imagem acima, ficariam diferentes, seriam circulos com as cores correspondentes ao eixo, X Y ou Z, então basta segurar sob um dos eixos e rotacionar o seu prim.




- Esticar: neste modo, você poderá alterar as dimensões do seu prim, você também pode usar o atalho CTRL+SHIFT, note que as cores dos eixos na imagem acima, ficaram em forma de pequenos quadrados, então é facil editar as dimensões do seu prim agora, basta segurar sob uma das cores e direções dos eixos e arrastar, note também que existe pequenos quadrados em cor branca nas quatro pontas do prim, estas servem para alterar a dimensão do prim em modo geral, ou seja, ele irá aumentar ou diminuir de acordo com as proporções do prim atual, uma escala de 1:1.
Se você escolher a opção "Esticar Ambos os Lados", você poderá alterar as dimensões do prim em modo igual para ambos os lados do prim, isso fará uma simetria exata do prim editado. Caso deseje usar esta opção, basta marcar o quadrinho acima onde diz isso.

- Usar Grade/Show HighLight:
Estas funções acima, servem para o seguinte, "Usar Grade", é uma regua, usado na edição das dimensões do prim a partir do atalho CTRL+SHIFT e também existe uma regua usada no modo de rotação, com atalho CTRL, essa regua/grade irá lhe proporcionar uma melhor visão do angulo ou tamanho do prim a ser editado, veja figura abaixo:



- A esquerda da imagen, você pode observar onde eu marquei com circulo vermelho, ali esta a posição de 45° do prim rotacionado, a partir da regua você poderá colocar qualquer outro angulo desejado, e a direita da imagem também podemos observar que existe a regua para medir o tamanho do prim.

A opção "Show HighLight" significa: "Mostrar Luzes a volta do Prim", basicamente, você pode notar que a volta do prim existe uma luz amarela, essa luz é importante na edição de um prim, por vezes é necessário também desativa-la, portanto a opção esta ai para isso.

Por enquanto, apenas isso é importante e suficiente para quem esta começando e aprendendo sobre construção e edição no SL, espero ter colaborado um pouco com esse tutorial basico, no proximo tutorial eu já estarei explicando um pouco sobre texturas e outros macetes nas janelas de edição de um prim!

Obrigado por lerem este tutorial!

MauMau Dinzel
Blogger Template by Clairvo